De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), após crescer por quatro anos seguidos, a produção de carne bovina do Brasil deve cair em 4% em 2025. Com isso, haverá uma redução de quase 8% na quantidade de carne na mesa dos brasileiros.

A queda é estimada em cerca de 500 mil toneladas, tendo como resultado a redução de 3 kg de carne bovina por habitante. O fato acontece devido a redução do rebanho nacional pelo terceiro ano seguido, em 2025.

Em comparação ao ano de 2023, são 8 milhões de cabeças de gado a menos, contudo, as exportações devem continuar em crescimento. Ainda de acordo com a Conab, os frigoríficos brasileiros exportarão quase 100 mil toneladas a mais em 2025, assim, os embarques subirão de 3,6 milhões de toneladas para 3,7 milhões de toneladas.

Os criadores brasileiros devem fechar o ano de 2025 com 226 milhões de cabeças, sendo concentrados no centro-oeste, com 32% do total. A região contém Mato Grosso , sendo o estado com maior número de bovinos do país, 14% do total.