Na terça-feira (28), funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) em Pernambuco assinaram uma carta conjunta denunciando a inclusão de propaganda política em uma publicação oficial do órgão.

O documento, assinado pelos gerentes do IBGE Ana Raquel Gomes da Silva e Leonardo Ferreira Martins, afirma que o conteúdo está em desacordo com as práticas institucionais e compromete a imparcialidade do instituto.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
IBGE

O trecho contestado pelos servidores aborda deficiências na habitação e no saneamento básico no Nordeste, mas destaca melhorias conduzidas pelo governo de Pernambuco. Segundo os denunciantes, a inclusão desse conteúdo configura propaganda política em um material que deveria manter neutralidade técnica. Eles ressaltam que, tradicionalmente, as publicações do IBGE incluem textos de especialistas e acadêmicos, sem viés político.

Pernambuco é governado por Raquel Lyra (PSDB), uma das poucas integrantes do partido que mantém boas relações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, Lyra está sendo cortejada para migrar para o PSD, que integra a base governista.