As fortes chuvas que atingem Santa Catarina já deixaram 320 pessoas desabrigadas. De acordo com informações da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado, o temporal, que teve início na quinta-feira (17), também deixou outras 995 desalojadas.
Treze municípios declararam situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis. Alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura foram registrados nesses locais, e a Defesa Civil prevê a chegada de uma frente fria, que trará temporais mais intensos, nesta segunda-feira (20).
Além disso, o Corpo de Bombeiros do Estad o alerta para o risco de novos deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte.
Os municípios de Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú receberam apoio emergencial da Defesa Civil. Em Biguaçu, foi registrado o maior volume de chuva: 434,8 mm em 48 horas. Em Florianópolis, o acumulado de chuvas atingiu 375,6 mm.
A Defesa Civil divulgou que o risco de danos estruturais é alto. As orientações são para evitar atravessar ruas alagadas e pontes submersas, procurar abrigos, evitar áreas de risco, como morros e encostas, e ficar atento a árvores inclinadas e rachaduras em muros e postes.