O senador Marcelo Castro (MDB) comentou com o GP1 nessa sexta-feira (17) a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de revogar o ato que ampliava as normas de fiscalização sobre o PIX. A medida foi amplamente criticada em todo o país.

Para o senador, que faz parte da base de apoio ao presidente petista, o governo acertou ao voltar atrás da medida. “O governo errou ao editar [a medida provisória] e acertou ao recuar”, disse Marcelo Castro.

Foto: Lucas Dias/GP1
Senador Marcelo Castro (MDB)

Revogação da fiscalização do Pix

O Governo Federal anunciou na última quarta-feira (15) a revogação da instrução normativa da Receita Federal que previa o monitoramento do Pix. A informação foi dada durante coletiva de imprensa pelo secretário do órgão fiscal, Robison Barrerinhas.

Segundo o porta-voz da Receita Federal, a decisão partiu da repercussão sobre o assunto, que resultou na propagação de notícias falsas sobre as novas regras de monitoramento.

Vídeo de Nikolas Ferreira ultrapassou 300 milhões de visualizações

O vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) sobre o monitoramento do Pix pela Receita Federal alcançou um marco impressionante e tornou-se o terceiro conteúdo mais visto no mundo em 24 horas.

A publicação, feita na última quarta-feira (14) no Instagram, registrou 156 milhões de visualizações no primeiro dia e já ultrapassou 315 milhões, superando a população brasileira, que é de 212,6 milhões de habitantes, segundo o último Censo Demográfico.