O deputado estadual Renato Machado (PT-RJ) foi denunciado pelo Ministério Público como mandante do assassinato do jornalista Robson Giorgo, ocorrido em 2019, em Maricá, Rio de Janeiro. Segundo os promotores, o crime foi motivado por vingança após Giorgo noticiar que o deputado mantinha uma relação extraconjugal com Vanessa da Matta Andrade, conhecida como Vanessa Alicate, que estaria grávida.

Robson Giorgo, dono do jornal “O Maricá”, foi assassinado com seis tiros na frente da esposa. A denúncia do Ministério Público também inclui Vanessa da Matta Andrade e dois homens, sendo um deles o subtenente da PM Davi de Souza Esteves e Rodrigo José Barbosa da Silva, apontados como executores do crime.

O MP afirmou que o assassinato foi encomendado por Renato Machado devido às reportagens de Giorgo. O deputado Renato Machado nega as acusações.

Renato Machado, além de deputado, é pastor evangélico e já ocupou diversos cargos na Prefeitura de Maricá. Em outros processos, ele responde por desvio e lavagem de dinheiro.