Uma petição criada na plataforma online Change.org, que pede o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes , alcançou a marca de 1.302.301 assinaturas nesta segunda-feira (02). A meta do abaixo-assinado é alcançar 1,5 milhão de signatários até o dia 07 de setembro.

Somente nesta segunda-feira (02) foram somados 15.367 novos apoiadores a petição. Após o encerramento, as assinaturas coletadas serão encaminhadas ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em 09 de setembro.

Embora tenha sido criado como “público” e não tenha informações sobre a autoria, a petição recebeu apoio de deputados e políticos da oposição, inclusive do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Uso irregular do TSE

O estopim para o pedido de impeachment do ministro do STF foi causado pela divulgação de reportagens do jornal Folha de S. Paul o, em que foi exposto troca de mensagens entre assessores de Moraes na Suprema Corte e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas mensagens foi demonstrado que o magistrado usou, de forma extraoficial, ferramentas da Corte Eleitoral para substanciar inquéritos contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. “Trata-se do maior atentado à democracia já testemunhado pelo povo brasileiro, em que um ministro do STF usa ilegalmente o aparato estatal para perseguir alvos por ele pré-determinados”, diz trecho da petição virtual.