O ministro Flávio Dino , do Supremo Tribunal Federal ( STF ) determinou ao Governo Lula (PT) que adote, imediatamente, medidas efetivas de enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal. Em audiência realizada nesta terça-feira (10), o magistrado decidiu que o Ministério da Justiça deverá convocar imediatamente mais bombeiros para auxiliar no combate a incêndios florestais.
O contingente definido pelo governo deverá ser informado ao STF. Também foi determinada a ampliação do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na fiscalização das rodovias nessas regiões afetadas.
Ao abrir a audiência de conciliação, o ministro Flávio Dino ressaltou a gravidade da atual situação e disse que o Brasil vive uma verdadeira pandemia de queimadas que deve ser enfrentada. “Nós não podemos normalizar o absurdo”, disse o magistrado.
Flávio Dino estabeleceu ainda que a Polícia Federal e as Polícias Civis dos estados realizem mutirões nos 20 municípios que hoje centralizam 85% dos focos de queimadas no país.