O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou neste sábado (31), a suspensão da rede social X, antigo Twitter, após determinação do ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro classificou o bloqueio como um “duro golpe à liberdade”, que trará “consequências” para os brasileiros.
“Esta situação, precipitada pelo desejo inexplicável de alguns membros do governo e do Judiciário de controlar o debate público e silenciar vozes dissidentes, não só afeta nossa liberdade de expressão, mas também mina a confiança de empresas internacionais em operar em solo brasileiro”, declarou o ex-presidente.
Suspensão do X no Brasil
O X, que tem como dono o bilionário Elon Musk, fechou seu escritório no Brasil no dia 17 de agosto, após Moraes ameaçar prender a então representante legal da rede social no país.
O X afirmou que não seguirá as ordens judiciais de Moraes, classificando-as como “ilegais” e "inconstitucionais". Musk, em postagens na própria rede social, fez duras críticas ao ministro, chamando-o de “ditador” e denunciando censura. A empresa também anunciou que pretende recorrer na Justiça contra as decisões de Moraes, que incluem o bloqueio de contas da Starlink Holding, outra empresa de Musk.
A disputa entre Moraes e Musk se intensificou nos últimos meses, com o ministro ordenando o bloqueio de diversos perfis, incluindo de direita. A rede social X, no entanto, tem resistido a ordens e por isso tem sido alvo de censura do ministro da Suprema Corte.