A rede social X afirmou, na noite desta quinta-feira (29), que não cumprirá as ordens do ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ). Em nota, a equipe de Assuntos Governamentais Globais da plataforma de Elon Musk disse que irá aguardar a determinação do bloqueio do X no Brasil.

A equipe afirmou que o X deve cair no Brasil porque a rede social não cumpriu “ordens ilegais” do ministro do STF.

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR e Antônio Augusto/SCO/STF
Elon Musk e Alexandre de Moraes

“Esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”, consta na nota. Leia na íntegra:

Soon, we expect Judge Alexandre de Moraes will order X to be shut down in Brazil – simply because we would not comply with his illegal orders to censor his political opponents. These enemies include a duly elected Senator and a 16-year-old girl, among others. When we attempted… — Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 29, 2024

No mesmo comunicado, a equipe do X afirmou que, em breve, publicará todas as exigências feitas por Alexandre de Moraes e ressaltou, ao final, compromisso com a liberdade de expressão.

“Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência. Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo. Aos nossos usuários no Brasil e ao redor do mundo, o X continua comprometido em proteger sua liberdade de expressão”, diz outro trecho do texto.

Nessa quarta-feira (28), às 20h07, Moraes intimou Elon Musk, dono do X, cobrando a indicação de um representante legal da rede social no Brasil em 24 horas, sob pena de suspensão imediata da plataforma no país.