Neste domingo, 18 de agosto, serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que selecionará 6.640 novos servidores para 21 órgãos do Governo Federal. Mais de 2,1 milhões de pessoas participarão do certame.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem reforçado as orientações sobre o que pode e o que não pode ser levado no dia da prova. Confira abaixo:
Cartão de confirmação
Mesmo não sendo obrigatório, o cartão disponibilizado na página do candidato no site da Fundação Cesgranrio pode ser impresso e levado ao local de prova, para facilitar na localização da sala. O candidato não poderá fazer anotações no papel ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova.
Documentos
É obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto, não sendo aceitas cópias, mesmo as autenticadas.
No caso de documentos digitais, o candidato deverá acessar o aplicativo ao entrar na sala, no momento da identificação. Dessa forma, é importante que ele já esteja baixado no celular e testado com antecedência.
Caneta
As provas deverão ser feitas com caneta preta de material transparente. É recomendado que se leve mais de uma.
Roupas e acessórios
É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis, considerando que serão dois turnos de prova. Não será permitido o uso de relógio, chapéu, boné, gorro, protetores auriculares e óculos escuros.
Eletrônicos
Conforme estabelecido pelo edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, como: agendas eletrônicas e similares, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares.
Alimentação
Os candidatos poderão levar alimentos em embalagens lacradas e águas em garrafas transparentes.
Caderno de provas
O caderno de provas do concurso não poderá ser levado pelos candidatos, contudo, aquelas que aguardarem até os últimos 30 minutos de prova, na parte da manhã e da tarde, receberão uma folha para anotar suas respostas e poderão levá-la para casa.
Tempo de permanência na sala
O tempo mínimo de permanência na sala, em ambos os turnos, será de duas horas. O candidato que sair antes, será eliminado do certame.
Horários
No turno matutino, os portões dos locais de prova irão abrir às 7h30 e fecharão às 8h30. As provas iniciarão às 9h, seguindo até 11h30. No turno vespertino, os portões abrirão às 13h, fechando às 14h. As provas serão aplicadas das 14h30 às 18h.