A companhia aérea Voepass suspendeu, nessa terça-feira (13), alguns voos partindo de Natal e Fortaleza com destino a Fernando de Noronha, localizado a 545km de Recife, e Juazeiro do Norte, no Ceará.

A decisão pode estar relacionada à denúncia de um funcionário sobre avarias em uma aeronave e o acidente ocorrido em Vinhedo, no interior de São Paulo, na sexta-feira (09), que deixou 62 mortos.

O transporte de passageiros para Fernando de Noronha é feito regularmente por meio de uma aeronave ATR-42, para 48 passageiros.

Conforme a denúncia de uma pessoa que seria um tripulante da operadora, a aeronave apresenta diversos problemas de manutenção, entre eles falhas no sistema de proteção contra acúmulo de gelo nas asas.

A denúncia inclui, ainda, problemas com freios e pneus desgastados. “Em um pouso, [o pneu] pode estourar, tombar para o lado danificado e, como está abastecido […], pegar fogo ou até mesmo explodir”, escreve o tripulante.

Tragédia em Vinhedo

A aeronave modelo ATR 72-500, que partiu da cidade de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo, caiu enquanto sobrevoava um condomínio residencial na cidade de Vinhedo. Ao todo, 62 pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu nessa sexta-feira (09), em Vinhedo. Ninguém sobreviveu.