O presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) participam do primeiro dia da Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC). O evento, organizado pela American Conservative Union (ACU) e Young Americans for Freedom (YAF), é realizado neste sábado (06) em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Eduardo Bolsonaro, deputado federal e um endossador do evento, já havia anunciado a participação de Milei nessa segunda-feira (01). O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também participará da conferência, que acontece de 6 a 7 de julho.

O parlamentar detalhou que o presidente Argentino aterrissa em solo brasileiro na noite desse sábado (06) e deve se reunir com Jorginho Mello e Jair Bolsonaro o domingo (07). Nesse mesmo dia, Milei também deve discursar na CPAC.

Segundo o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Ardoni, embora o presidente argentino compareça ao evento no Brasil, ele não tem presença confirmada na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, marcada para o dia 08 de julho no Paraguai. Conforme Ardoni, a ausência de Milei é justificada pela “agenda cheia”, não tendo nenhuma relação com o recente atrito entre o líder argentino e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).