A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) divulgou um alerta, nessa quinta-feira (04), que um carro que transportava material radioativo foi roubado na cidade de São Paulo. O crime aconteceu no último domingo (30) e pode trazer consequências por conta do produto que estava dentro do veículo. Caso este seja manipulado de maneira incorreta, pode gerar danos irreparáveis.

Conforme a comissão, o caso foi registrado no 49º Distrito Policial como furto de veículo. Entretanto, mesmo cinco dias após o episódio, tanto a picape como o autor do crime ainda não foram localizados. Tanto os baldes que armazenavam o conteúdo radioativo como o veículo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

Foto: Divulgação/CNEN
Imagens do produto roubado

Segundo o boletim de ocorrência, o motorista estacionou o carro na frente de casa, no bairro Jardim Bandeirante. Na manhã do dia seguinte, o veículo não estava mais lá. O crime é investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

Dessa forma, a CNEN alertou para que, caso algum popular se depare com o material, adote os procedimentos adequados. “Alertamos a população para, caso encontrem o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0763 e também a polícia”, informou a pasta.