A Fazenda Sete Lagoas, localizada em Diamantino, Mato Grosso, se tornou pioneira ao adotar o biodiesel (B100) para movimentar sua frota de tratores e colheitadeiras. Este combustível, vegetal e renovável, é produzido a partir da soja cultivada na própria fazenda, pertencente ao grupo Amaggi , um dos gigantes do agronegócio brasileiro.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a John Deere, que adaptou as máquinas para o uso do B100. A produção do biodiesel é realizada pela Amaggi em sua unidade em Lucas do Rio Verde, que possui 26 mil metros quadrados e capacidade para produzir 330 mil metros cúbicos de biodiesel.

Com 3,6 mil hectares de área, a Fazenda Sete Lagoas faz parte da iniciativa da Amaggi de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. Além desta propriedade, a companhia também utiliza o B100 em alguns de seus caminhões e opera uma embarcação movida pelo mesmo combustível em sua frota de rios. A Amaggi possui um total de 13 fazendas, que juntas abrangem 372 mil hectares de terras.

A produção de soja é uma atividade chave para a Amaggi, que produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, sendo 650 mil toneladas de soja. Além da produção própria, a empresa comercializa grãos de terceiros, tanto no Brasil quanto no exterior. Somando a produção própria e a comercializada, a Amaggi movimenta quase 15 milhões de toneladas de grãos por ano.

Em 2023, o grupo Amaggi registrou um faturamento de 9 bilhões de dólares, consolidando-se como um dos maiores grupos do agronegócio brasileiro.