O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se manifestou, neste domingo (14), sobre o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , atingido por um disparo de arma de fogo durante comício realizado nesse sábado (13). Devido à dinâmica do atentado, o Republicano ficou com parte da orelha ferida, e foi encaminhado para atendimento médico.

Em pronunciamento, o parlamentar brasileiro repudiou o ocorrido, e desejou uma boa recuperação a Trump. “Manifesto meu repúdio ao atentado contra o ex-presidente Donald Trump, a quem desejo rápida recuperação”, afirmou Rodrigo Pacheco.

Nessa mesma manifestação, o parlamentar também destacou que o histórico de atentados contra políticos tem se tornado algo recorrente, o que acende um alerta ao redor do mundo. “ Atos extremistas e violento vêm se repetindo mundo afora , não só na esfera política, e uma reflexão urgente sobre esse estado permanente de ódio se impõe. Ou ampliamos a busca pela convivência pacífica e democrática, ou veremos outras tragédias acontecerem ”, alertou o presidente do Senado.

Michel Temer (MDB), ex-presidente do Brasil, também lamentou sobre o atentado contra Trump. “Esse abominável atentado, incompatível com a democracia, reclama um basta a toda e qualquer forma de violência. Minha solidariedade ao ex-presidente Donald Trump. Desejo sua pronta recuperação e retorno às atividades”, declarou Temer em publicação no X, antigo Twitter.

Atentado

Trump realizava um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia, quando foi iniciada uma troca de tiros no local. Os seguranças do local logo realizaram uma barreira em volta do ex-presidente, porém, poucos segundos depois, ele apareceu com a orelha sangrando.

Duas pessoas acabaram morrendo no atentado, uma delas foi o atirador, identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. A outra vítima foi um apoiador de Trump, que ainda não foi identificado.