O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome já incluiu mais de 23 mil famílias do Rio Grande do Sul no Auxílio Reclusão , valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela para auxiliar as pessoas desalojadas ou desabrigadas em decorrência da tragédia ambiental que atingiu o estado gaúcho.
Segundo o ministro Wellington Dias , já foi aprovada a inclusão de 23.318 famílias gaúchas no benefício do Governo Federal, que deve ser pago ainda esta semana.
“A iniciativa, lançada pelo presidente Lula, demonstra a força da cooperação e da solidariedade no suporte a milhares de famílias gaúchas”, disse Wellington Dias nessa terça-feira (28), em postagem nas redes sociais.
Como funciona o cadastro
O cadastro no benefício é realizado pelas prefeituras, que envia para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Depois, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.
Para quem não tem conta na Caixa, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.