A procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira anunciou nesta sexta-feira (24) que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão que absolveu o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na quinta-feira (23).
Neide Cardoso destacou que existe clareza nas provas apresentadas durante o julgamento e citou o voto do presidente do tribunal, além da detalhada exposição das provas colhidas pela desembargadora Daniela. A procuradora também mencionou que os votos divergentes contrariam a jurisprudência do TSE.
“Os senhores ouviram o voto do presidente encerrando e ele mesmo mostrou ali, muito claro, as provas. A desembargadora doutora Daniela também detalhou todas as provas. E, claro, o relator, doutor Peterson. E todos os votos divergentes eles são contrários a essa jurisprudência do TSE. E, por isso, o Ministério Público Eleitoral virá a recorrer”, justificou.
Por uma margem estreita de 4 votos a 3, o tribunal decidiu a favor de Castro, que foi acusado de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. Além de Castro, o vice-governador do Estado, Thiago Pampolha (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o deputado estadual Rodrigo Bacellar também foram considerados inocentes pelos juízes.