O nível do Guaíba subiu 14 centímetros após o retorno das chuvas em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul . De acordo com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível de água aumentou ainda nesta quinta-feira (23). Apesar do disso, o rio permanece abaixo de 4 metros.
Anteriormente, o Guaíba tinha apresentado uma queda de 3,82 metros na quarta-feira (22), mas com o aumento no nível de água subiu até 3,96 metros durante a madrugada desta quinta. Ainda segundo a ANA, a tendência é que as águas sigam em elevação durante a semana, por conta das chuvas.
Tragédia no Rio Grande do Sul
De acordo com o boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul , divulgado na quarta-feira (22), o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas no estado subiu para 162. Além disso, 581 mil pessoas estão desalojadas e 75 pessoas continuam desaparecidas.
No total, 467 municípios seguem sendo afetados pela tragédia. Os municípios de Pelotas e Rio Grande estão em estado de calamidade pública desde o aumento de nível da Lagoa dos Patos. Ainda de acordo com o boletim, até agora há aproximadamente 82 mil pessoas resgatadas e 806 feridas.