O Rio Grande do Sul amanheceu neste domingo (12) com mais um alerta de chuvas intensas que podem causar inundações e deslizamentos de terra na região. Conforme boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o nível de algumas áreas fluviais continua a subir, o que levanta a preocupação dos gaúchos.

Um deles é o Lago Guaíba, que recebe água das bacias dos Rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí. Este já ultrapassou a cota de normalidade, e alcançou 4,58 metros. Esse índice aponta para maior incidência de alagamentos e enchentes em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Algumas das pessoas que ficaram ilhadas em Porto Alegre, especialmente no Centro Histórico que é uma das áreas mais afetadas, estão sendo resgatadas por guardas municipais de São Paulo e do município.

Deslizamentos

Outro aspecto do alerta emitido pelo Cemaden corresponde a grande chance de deslizamentos de terra nas regiões nordeste e centro-ocidental do estado, principalmente nas áreas de encostas, como na Serra Gaúcha.