O Ministério de Portos e Aeroportos vai investigar a morte de um cachorro da raça golden retrivier durante um voo da companhia aérea Gol , na última segunda-feira (22). A informação foi divulgada pelo ministro da pasta Silvio Costa Filho, que ainda afirmou que a investigação vai ocorrer em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“A gente está integrado com a Anac e criou um grupo de trabalho interno para averiguar e checar junto às companhias aéreas para que o quanto antes isso seja esclarecido à sociedade brasileira”, declarou o ministro em sua rede social.

Um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia do Meio Ambiente de Guarulhos, local onde o cachorro foi embarcado, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

O cachorro da raça Golden retriver, conhecido como Joca, tinha quatro anos e, segundo o tutor, João Fantazzini, o animal passou por consulta veterinária antes da viagem e recebeu um atestado que Joca aguentaria uma viagem de duas horas e meia. No entanto, por conta da viagem com destino errado, o golden retrivier passou quase oito horas na aeronave, contabilizando a ida e a volta para São Paulo.

Segundo o atestado de óbito, o cachorro morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória durante o voo de volta. Fantazzini contou que assim que aterrissou em Sinop, ficou à espera do cachorro, no entanto, funcionários da companhia aérea foram ao seu encontro e afirmaram que Joca havia sido enviado para Fortaleza por engano. Diante desse cenário, o tutor precisou retornar à Guarulhos, onde encontrou o cachorro morto no canil da empresa.