Uma pesquisa do Instituto Datafolha , divulgada na manhã desta sexta-feira (22), aponta que 58% do eleitorado brasileiro deseja que governantes tenham direito à reeleição, enquanto 41% quer a proibição dessa possibilidade que vigora hoje no país. Os demais entrevistados, cerca de 2%, não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 147 municípios brasileiros, durante entrevistas realizadas nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
-
Devem ter o direito à reeleição
-
Não devem ter o direito à reeleição
-
Não sabem
Considerando um recorte mais específico, a pesquisa mostrou que 67% daqueles que se declaram “petistas” são a favor da continuidade da reeleição, enquanto 54% daqueles que se dizem “bolsonaristas” são a favor.
A pesquisa apontou ainda que 71% dos jovens de 16 a 24 anos são contrários ao fim da reeleição. Os mais ricos e os menos instruídos também são maioria na defesa da recondução ao cargo, representando 62% e 61% desses grupos, respectivamente.
E no Senado?
A discussão a respeito também corre nos corredores do Senado Federal , onde os senadores estudam Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que estabeleçam o fim da reeleição no país.
O presidente do Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é um entre os que defendem o fim da reeleição, considerando-a um mal na política brasileira.