A Polícia Federal prendeu três suspeitos de ajudar os detentos do Comando Vermelho (CV) na fuga da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte. As prisões foram feitas na quarta-feira (21), mas somente foram divulgadas na noite dessa quinta (22).

As prisões se deram durante cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró, Quixeré (CE) e Aquiraz (CE).

Foto: Divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, fugitivos procurados pela Interpol

Uma prisão foi em decorrente de mandado de prisão temporária, requerido pela PF, outra se deu em flagrante após policiais encontrarem drogas, armamentos e munições durante as buscas em uma residência e uma terceira por mandado de prisão em aberto.

Essas três pessoas teriam prestado auxílio a Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento , que fugiram na quarta-feira (14). Essa foi a primeira fuga de uma prisão de segurança máxima registrada no país desde que o sistema foi implantado, em 2006.

“Foram apreendidos ainda telefones celulares e um veículo que, supostamente, teria sido utilizado no auxílio aos criminosos para fornecimento de armamento a ser empregado na fuga”, informou o Ministério da Justiça, em nota.

Efetivo de policiais nas buscas

Os foragidos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça são procurados | Fotos: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Reprodução

Cerca de 500 policiais federais, rodoviários federais e estaduais estão em busca dos fugitivos. Mais cem homens da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) apoiam a operação. Os policiais aumentaram o perímetro de buscas e já procuram pelos fugitivos na divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. Até agora, o Ministério de Justiça tem sustentado que os fugitivos ainda estão nas proximidades do presídio.