O Partido dos Trabalhadores (PT) rejeitou um projeto que tinha como objetivo punir presidentes do Brasil que não cumprissem as metas ambientais estabelecidas. O relator do projeto, o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), acusou o governo de estar envolvido em “greenwashing”, afirmando que Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, utilizariam a Conferência das Partes (COP) para promover propostas que não são efetivamente implementadas.

O projeto, que seria analisado na quinta-feira (31) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, propunha a imposição de penalidades aos presidentes que não cumprissem as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa e do desmatamento.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Lula

Além disso, previa a criação de mecanismos de responsabilização, com sanções diretas e indiretas para aqueles que não cumprissem os objetivos ambientais estabelecidos.

Em resposta à polêmica gerada, a assessoria da Presidência informou que o tema é de competência do Legislativo e optou por não comentar sobre o andamento do projeto. A situação destaca as tensões entre diferentes partidos e visões sobre a responsabilidade ambiental no país.