O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concluiu, na terça-feira (22), que o incêndio que atingiu parte do Parque Nacional do Itatiaia em junho deste ano foi causado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) . Por conta do ocorrido, o Exército foi multado em R$ 6,5 milhões.

“A investigação concluiu que o incêndio começou na margem da estrada, ao lado de um comboio de veículos do Exército Brasileiro, causado por um objeto utilizado para o preparo de alimentos com fogo (fogareiro e líquido inflamável). A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizava um treinamento para cadetes no parque, uma atividade que ocorre na região desde 1957”, diz trecho do comunicado do ICMBio.

Foto: Reprodução/Arquivo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
Equipe do Corpo de Bombeiros combatendo as chamas na data do incêndio

O órgão analisou imagens de câmeras de monitoramento gravadas no dia do incêndio e flagrou, em uma delas, o momento em que um comboio de pelo menos 21 veículos da AMAN aparece parado ao lado de um foco inicial de fogo no dia em que teve início o incêndio (14/06).

Outro lado

Em nota ao jornal Folha de S.Paulo, o Exército afirmou que a Aman não teve acesso à investigação do ICMBio e que a “autuação está em fase de análise e apresentação de defesa por parte da União”.

A Aman também destacou seu compromisso ambiental, especialmente no Parque Nacional do Itatiaia, onde atua há mais de 80 anos.