Nessa quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso a regulamentação das empresas de apostas eletrônicas não sejam capazes de alcançar os resultados esperados, o governo tomará como decisão a proibição desse serviço no país.

Em sua fala, o Lula disse que o governo tinha duas opções, a regulamentação ou a proibição total. “Se não der conta, eu acabo [com elas]”, declarou o presidente. Até o momento, mais de 2 mil bets foram bloqueadas.

A discussão a respeito das definições de regras para a operação desses sites se iniciou no ano passado, por se tratar de um setor que está em grande expansão no Brasil. Um exemplo disso, foi o levantamento realizado pelo Banco Central, que aponta um gasto mensal de R$ 20 bilhões pelos brasileiros nessas plataformas. Isso somente nos primeiros oito meses de 2024.

Entre as regras estabelecidas pelo Ministério da Fazenda, cartões de crédito ou do programa Bolsa Família devem proibidos. A fiscalização mais precisa das empresas só acontecerá em 2025, segundo o governo.