O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) recomendou, nesse domingo (13), que o Hemorio assuma a responsabilidade por todos os exames de transplantes no estado. O órgão ministerial expediu a recomendação na esteira do caso em que o laboratório PCS Lab Saleme realizou transplantes com órgãos infectados por HIV em seis pacientes.

Na recomendação, o MP sugere ao Hemorio que, caso não tenha capacidade física para realizar todos os exames, providencie prévio estudo quanto à possibilidade de terceirização.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Instalação da PCS Lab Saleme, responsável pelos exames de transplantes que infectaram seis pacientes com HIV, no Rio de Janeiro

Sócio da PCS Lab Saleme é preso

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) prendeu Walter Vieira, apontado como sócio do laboratório de análises PCS Lab Saleme, e Ivanildo Fernandes. Ambos são suspeitos de envolvimento na emissão de laudos fraudulentos que resultaram nos transplantes dos seis órgãos infectados por HIV.

Investigações sobre o caso

A 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde iniciou, na sexta-feira (11), um inquérito para apurar as irregularidades noticiadas no programa de transplantes do Estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) anunciou, no sábado (12), que instaurará sindicância para identificar e responsabilizar os culpados pela infecção de seis pacientes que receberam órgãos com HIV durante cirurgia.