O Japão suspendeu as importações de produtos avícolas de Mato Grosso do Sul, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma criação doméstica no município de Bonito. A medida afeta 18,4% da produção de carne de frango in natura do estado, que é exportada para o país asiático. O Brasil é o maior exportador mundial de frango, com 35% do mercado global.

A suspensão foi publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na segunda-feira (18), dois dias depois de confirmar o primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas em Mato Grosso do Sul. Segundo o Mapa, a comercialização de carne de frango para o Japão a partir dos demais estados continua normalmente.

Foto: Lívia Pessoa/GP1
Galinhas

O caso de gripe aviária foi detectado em uma propriedade rural no município de Bonito, onde 130 aves morreram em decorrência da doença. O vírus identificado foi o H5N8, que não é transmissível para humanos. As aves sobreviventes foram sacrificadas e a propriedade foi desinfetada.

O Mapa informou que até o momento não há nenhum foco confirmado da doença em produção comercial. Com isso, o país segue com status livre de influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O Japão é um dos principais importadores de carne de frango do Brasil, tendo comprado 348 mil toneladas em 2022, segundo dados do sistema de estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat). Mato Grosso do Sul exportou 63,8 mil toneladas para o país no mesmo ano, gerando uma receita de US$ 123,7 milhões.