Morreu nesta sexta-feira (06), em Brasília, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Carlos Moreira Alves, aos 90 anos. Ele estava internado em um hospital da capital e teve falência múltipla dos órgãos.

Moreira Alves ficou conhecido por ter instalado a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que culminou na promulgação da Constituição Federal.

O magistrado ingressou no STF em junho de 1975, tendo presidido a Corte no período de fevereiro de 1985 a março de 1987. Na condição de presidente do tribunal ocupou a Presidência da República de 7 a 11 de julho de 1986, substituindo o então presidente José Sarney. Antes, Moreira Alves havia sido procurador-geral da República, de 1972 a 1975.

O ministro Alexandre de Moraes usou as redes sociais para lamentar a morte de Moreira Alves, afirmando que o magistrado honrou o STF por quase três décadas.

“Meus sentimentos aos familiares do Ministro Moreira Alves, grande professor, jurista culto e ministro exemplar. Tendo honrado o Supremo Tribunal Federal por quase 3 décadas, com competência, lealdade e grande senso de Justiça, é um exemplo para todos os magistrados”, declarou.