Imagem: blogdomarcelolotasClique para ampliarPT ameaçou ir para o confronto, mas recuou e aprovou toda a reforma
Este Wilson Martins é um danado. Sem uma defecção ele conseguiu reduzir a força política do Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí a quase nada através de um arremedo de reforma administrativa, que podia muito bem ser chamada de “Operação PT Caldo de Peteca”, já que no novo mandato de Wilsão o PT, que hoje comanda Educação, Administração e mais uma penca de Coordenadorias, ficou apenas com as secretarias de Planejamento e Assistência Social, duas pastas sem recursos e sem qualquer importância estratégica.
Quem saiu bem mesmo na fita foi o PMDB de Marcelo Castro e o PC do B de Robert Rios. O PMDB vai ocupar as secretarias de Infraestrutura, Transportes, Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico, DER e CMTP (Metrô de Teresina). O PC do B, que tem um deputado federal e um estadual vai ficar com duas pastas importantes a de Segurança Pública e a de Meio Ambiente, sempre carregada de obras e muitos recursos. O PT com seus cinco deputados estaduais e dois federais foi menos contemplado. O motivo do corte de poder do PT é simples: A turminha de Wellington Dias gerencia mal e é boa em torrar o erário público, o que a colocou de fora dos planos do Filho do Sertão.
Pra gerenciar a quase totalidade dos recursos Wilsão não confiou em amigos, a vez é dos Martins. Lilian na Saúde, Rubem no Desenvolvimento Rural e Odimirtes na Fazenda. Na Educação ele resgatou o ex-pefelista, agora socialista, Átila Lira, um dinossauro do primeiro governo Hugo Napoleão. Mas o bom de toda esta reforma foi ver o presidente do PT, Fábio Novo, uma espécie de vice-rei no Governo Wellington Dias, dizer que o PT iria atuar contra a aprovação da reforma devido à previsão de extinção de várias coordenadorias comandadas pelo PT. Uma conversa fiada como dizia minha vó. Ontem o PT votou tudo caladinho, caladinho e com um medo danado de perder as sinecuras que ainda restam.
É amigos, os tempos mudaram e a reforma vai gerar economia por meio do corte das “gorduras” do PT. Os meninos não vão deixar as Hilux’s, mas não vai dá mais pra ficar fretando e comprando avião. Vão voltar a botar o pé na estrada. Não é não, deputado Fábio Novo?!!!
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |