Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antônio Félix (PSD) na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) prevê a atribuição de bônus na pontuação dos candidatos no processo seletivo e ingresso nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí, seja este por meio do seletivo próprio da instituição, por meio da adoção da nota do Exame Nacional do Médio (ENEM) ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Para o cálculo da nota final do candidato, deverá ser atribuído um bônus de 10% aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio no Piauí, em instituições públicas ou privadas.
Segundo o autor do projeto, a proposição tem por finalidade a proteção e auxilio aos estudantes do Piauí. “Tal incremento, potencializa a competição de nossos irmãos piauienses e resguarda as vagas da Universidade Estadual de nosso Estado dando maior competitividade aos candidatos”, ressaltou o parlamentar.
O deputado disse que analisou os últimos vestibulares e percebeu que grande parte das vagas adquiridas em cursos como medicina e engenharia, são preenchidas por candidatos de outras unidades da federação.
“Consequentemente, esses alunos ao termino dos cursos, retornam aos seus locais de origem, levando conhecimento e deixando para trás nosso Estado”, argumentou Félix.
Com esse projeto, o parlamentar prevê que os piauienses terão maior êxito nos exames vestibulares, dando maior retorno ao Estado, aos seus familiares e amigos.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |