O governo federal multou em R$ 4,7 milhões cinco fabricantes de televisores por propaganda enganosa. As empresas foram penalizadas por não fornecer informações claras sobre a qualidade da imagem anunciada nas ofertas.
As multas foram aplicadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) em outubro de 2012. As empresas recorreram à Secretaria Nacional do Consumidor, que não aceitou a defesa das companhias e publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira o valor das penalidades.
Foram multadas LG (R$ 1,85 milhão). Panasonic (R$ 789 mil), Samsung (R$ 909 mil), Sony (R$ 900 mil) e Philips (R$ 287 mil). Quando aplicou as penalidades às empresas, o DPDC informou que o valor da multa considerou a quantidade de aparelhos comercializados por cada empresa e os critérios do Código de Defesa dos Consumidores.
Segundo o Ministério da Justiça, as empresas omitiram dos consumidores a informação de que os televisores podem apresentar manchas na tela se utilizados ininterruptamente por um longo período, fenômeno conhecido como "burn in". Para garantir a qualidade da imagem no momento da venda, os equipamentos eram frequentemente testados com aparelhos de DVD.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
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