Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

TJ vai julgar acusados de estupro coletivo em Castelo do Piauí


A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí vai realizar, no dia 3 de junho, a partir das 10 horas, o julgamento final da ação penal que trata do espancamento, estupro de quatro adolescentes e morte de uma delas ocorrido em Castelo do Piauí, no dia 26 de maio de 2015. Serão julgados três adolescentes envolvidos no crime, que recorreram da decisão de primeira instância. O adulto envolvido, Adão, não recorreu e permanece com a condenação inicial.
Imagem: DivulgaçãoMenores acusados do estupro coletivo(Imagem:Divulgação)Menores acusados do estupro coletivo
Eram quatro adolescentes e um adulto. Um dos garotos, Gleison Vieira, foi morto pelos próprios colegas dentro do centro de recuperação de menores infratores.

EXCLUSIVAS

Quem são
A 1ª Câmara Criminal é integrada pelos desembargadores Pedro Alcântara Macedo, Fernando Lopes Sobrinho e Edvaldo Pereira de Moura.

Relator
Imagem: Lucas Dias/GP1Desembargador Edvaldo Moura(Imagem:Lucas Dias/GP1)Desembargador Edvaldo Moura
O relator do processo é Edvaldo Pereira de Moura. O seu relatório com o respectivo voto foi concluído ainda na quarta-feira passada, mas ele não revelou o conteúdo porque será uma espécie de pré-julgamento.

168 páginas
O relatório de Edvaldo Moura tem simplesmente 168 páginas e sua leitura será uma verdadeira aula de Direito Penal.

Punição exemplar
Existem fortes indícios de que Edvaldo Moura defenderá a aplicação de uma pena exemplar para os adolescentes criminosos.

Impiedosos
Os três que serão julgados, apesar da pouca idade, são completamente impiedosos. Durante todo o tempo em que estiveram recolhidos em nenhum momento demonstraram, sinceramente, qualquer tipo de arrependimento.

"Não sei o que botei no mundo"
Dois dias depois do estupro das garotas, estive em Castelo para fazer uma reportagem para a TV Antena 10. Entrevistei a mãe de um deles, que ao chamar o próprio filho de monstro, comentou: "eu não o que coloquei no mundo".

Impiedoso desde os 10 anos

O pai de outro garoto disse que o filho era impiedoso desde os 10 anos de idade. "Certa vez ele me botou para fora de casa, dizendo que se eu não saísse me mataria quando eu estivesse dormindo".

“Bonde do Marreta" manda matar os 33 estupradores de adolescente
O líder do "Bonde do Marreta", que está recolhido a um presídio do Rio de Janeiro, determinou, nas últimas horas, a "eliminação sumária" de todos os 33 estupradores de uma adolescente, fato ocorrido no último dia 27, na zona oeste do Rio. O líder ficou "indignado" ao saber que um dos estupradores, que postou imagens do estupro coletivo na internet, utilizou o nome do "bonde".

Gravação interceptada
O serviço de inteligência da Polícia Civil do Rio de janeiro, detectou uma ordem, partida de dentro do presídio, para "exterminar" todos os 33 estupradores. Quatro suspeitos estão presos. A ordem partiu de um celular.

Caso do Piauí
Caso do Piauí, quando uma garota foi estuprada por cinco homens, está repercutindo em todo o Brasil e no exterior.

Cultura do estupro
Com base no caso do Piauí, a imprensa internacional afirma que no Brasil existe a cultura do estupro.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.