Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Isolamento do Capitão Fábio Abreu revela que Piauí ainda tem a prática de "velhos caciques"


Aceitando como verdade as revelações de amigos de que o capitão Fábio Abreu, candidato a deputado federal com grandes chances de eleição, está isolado pelo seu partido, o PTB, chega-se à conclusão de que as velhas práticas condenáveis de caciques teimam em não ser erradicadas do Piaui.

Os amigos do capitão reclamam que sequer ele tem sido recebido pela direção do partido, numa clara manobra para beneficiar a candidatura do veterano deputado federal Paes Landim, que disputa, mais uma vez, a reeleição.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Capitão Fábio Abreu(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Capitão Fábio Abreu
A princípio a candidatura de Abreu era vista como um instrumento para aumentar a legenda da coligação para deputado federal, "ele serviria de bucha", mas de repente as chances de vitória começaram a se manifestar de várias maneiras, principalmente pelo resultado das pesquisas divulgadas, que teimam em trazer Abreu como um dos mais votados em Teresina.

A preocupação do PTB é a de que a coligação só elege três ou quatro deputados e que Paes Landim não seja um deles, pois na relação dos mais fortes vêm primeiro Iracema Portella, a mulher do milionário senador Ciro Nogueira, Rejane Dias, mulher do também senador Wellington, e Assis Carvalho, parlamentar atuante do Partido dos Trabalhadores que têm uma larga faixa de apoiadores. A disputa para completar um possível quarteto de eleitos, estaria entre Landim (PTB), Silas Freire (PR) e Fábio Abreu, também do PTB.

O isolamento do capitão tem deixado amigos, e até eleitores, revoltados porque ele faz uma campanha sem muitos recursos financeiros, que é bonita e poderia contar com a solidariedade de sua agremiação.

EXCLUSIVO

Ciro chocado

Ouvido opor repórteres do jornal O Estado de São Paulo sobre a comprovação de que um dos seus assessores, Mauro Soares, tinha viajado com passagens pagas pelo doleiro Youssef, o senador Ciro Nogueira, que aparece como um dos envolvidos no escândalo da Petrobras, respondeu: "Estou chocado com isso".

Demissão

Ciro também disse para os jornalistas do influente jornal brasileiro, que vai demitir o seu assessor Mauro Soares, um dos homens de sua total confiança.

Não sabia

A tática do "não sabia" também foi aplicada no caso da viagem do assessor de Ciro. Mauro Cardoso disse aos jornalistas que o senador seu chefe não estava sabendo da viagem que faria por conta do doleiro, cujas manobras resultaram no maior escândalo da República.

LandimXJoão

Filiados ao PT, Luciano Paes Landim e João de Deus tiveram uma boa convivência no passado durante os governos de Wellington Dias até o dia em que o primeiro, na condição de secretário de Transportes, anunciou que seria candidato a deputado estadual.

João de Deus era deputado e não gostou de saber que o advogado que indicara para a Secretaria estava querendo uma vaga na Assembleia. Brigaram e Luciano acabou demitido.

Agora os dois, um sem mandato e outro sem secretaria, disputam uma cadeira na Assembleia.

Investigação


Circulou com insistência nos corredores da Assembleia Legislativa do Estado, ontem, comentário segundo o qual a assessoria jurídica da campanha do candidato Zé Filho, estaria com documentação em mãos para solicitar uma investigação da Polícia no Instituto Amostragem.

Mariana endurece

Marina Silva pode endurecer a qualquer momento contra seus adversários, que se uniram para desconstruir a sua candidatura. O discurso de Aécio Neves é o que mais causa indignação.

Filho de papai

Aécio Neves está sendo visto como um filhinho de papai que ficou zangado porque lhe tiraram a preferência, que na realidade não existia. Jamais alcançou 25 pontos nas pesquisas e se desesperou quando uma pessoa de origem muito humilde com uma história linda de sobrevivência conseguiu, em pouco tempo, cair no gosto da população brasileira.

Denúncias

Dentro das próximas horas a campanha no rádio e na televisão cairá para o campo das denúncias, segundo confidencias de assessores das principais coligações que disputam o Governo do Estado.

Luta dura
Imagem: ReproduçãoCícero Magalhães(Imagem:Reprodução)Cícero Magalhães
Sem recursos financeiros e sofrendo certas restrições de alguns companheiros, o bom deputado estadual Cícero Magalhães (PT) luta com bravura para conseguir se reeleger.

Evaldo Gomes
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Evaldo Gomes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Evaldo Gomes
Tudo indica que Evaldo Gomes terá mais um mandato na Assembleia Legislativa do Estado. Novamente mostrou que conhece o jogo da politica e montou uma coligação que o beneficia. Se a sua coligação eleger apenas um deputado estadual, será ele, mas tudo indica que fará no mínimo dois.

Quem é o segundo?

Quem seria o segundo deputado estadual eleito na coligação de Evaldo Gomes? Quase todo mundo acredita que será Antônio José Lira, que está fazendo uma campanha com discurso muito forte.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.