Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Grupos políticos familiares racham na eleição e deixam de apoiar até irmãos e cunhados


A eleição deste ano causou alguns rompimentos em grupos políticos familiares, cujos descontentes acabaram lançando candidaturas que podem prejudicar o sucesso daqueles que foram consagrados pela maioria dos parentes. O caso mais notório, que veio a público com a campanha na televisão, foi o da família Santos, de Picos, onde o deputado Warton Santos (PMDB) preferiu lançar o filho, Pablo Santos, para continuar o seu trabalho na Assembleia Legislativa, preterindo o irmão, Weimar Santos, que em protesto se candidatou.
Imagem: José Maria Barros/GP1Deputado Warton Santos ao lado do seu sucessor na política(Imagem:José Maria Barros/GP1)Deputado Warton Santos e seu filho Pablo Santos
Weimar Santos conta a amigos, que havia um acordo no histórico grupo familiar de Picos, pelo qual seria candidato caso o irmão Warton desistisse da reeleição. Na hora da definição, Warton, segundo esta versão, disse que o candidato seria o filho médico, Pablo Santos, que na cotação dos prováveis eleitos aparece com muitas chances de vitória.
 
Contrariado com a decisão do irmão, Weimar Santos rompeu com seu próprio clã político e lançou sua candidatura pelo PRP e já apareceu várias vezes no horário eleitoral pedindo votos. Em Picos, amigos de Warton dizem que a votação de Weimar será muito pequena, mas amigos em comum garantem que haverá prejuízo considerável para Pablo.
Imagem: reproduçãoWeimar Santos(Imagem:reprodução)Weimar Santos

Barras
 
No município de Barras o ex-deputado e ex-prefeito Manin Rego não conseguiu segurar os irmãos Sergio Rego e Antônio Filho. Os dois se rebelaram por causa de suas ligações com o prefeito Edilson Capote e decidiram não votar na cunhada, Nize Rego, que além de mulher de Manin é filha querida do ex-prefeito de Barras e ex-deputado José Ribamar Pereira, o Cabelouro. Nize é candidata a deputada estadual pelo PSB.
Imagem: Dantércio CardosoManin Rego e Nize Rego(Imagem:Dantércio Cardoso)Manin Rego e Nize Rego
Os dois irmãos de Manin divergem completamente das suas escolhas. Antonio Filho vota para deputada federal em Rejane Dias, enquanto Manin apoia Rodrigo Martins (PSB). Para governador, Sergio Rego, que já foi vice prefeito do município, vota em Mão Santa, contrariando o irmão, que apoia Zé Filho.
 
Irmãos Mariano
 
No programa eleitoral muitos telespectadores já viram um candidato a deputado estadual aparecendo em trajes vaqueiro e pedindo votos. É Humberto Mariano, criado, candidato pelo PP. Ele é cunhado do senador Ciro Nogueira e irmão de figuras conhecidas como Anfrisio Neto, do vereador Lobão, que é secretário de saúde, e do ex-vereador Antônio Mariano. Lobão, o de maior densidade eleitoral em Teresina, não apoia o irmão Humberto.
 
 
EXCLUSIVAS
 
 
Eleição só no dia
 
Entrevistado no início da noite de ontem no "Vota Piauí Reta Final" da TV Antena 10, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Themístocles Sampaio Pereira Filho, disse que ninguém ganha eleição antecipadamente, só no dia.
 
Lembrou Mão Santa
 
Verdadeiro profissional da política, Themístocles lembrou a eleição de 1994, quando todas as pesquisas mostravam que não teria segundo turno, antecipando uma vitória direta de Átila Lira, candidato do Governo. Quando as urnas foram abertas, Mão Santa foi para o segundo turno e acabou se elegendo governador do Estado.
 
Declarou voto
 
Themístocles Filho declarou que vota para governador em Zé Filho. Para o Senado, revelou que seu candidato é Wilson Martins.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Themístocles Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Themístocles Filho

Gratidão
 
O presidente da Assembleia, que é candidato à reeleição, fez questão de explicar que vota em Wilson Martins "por questão de gratidão". Disse que teve uma doença em que em cada cinco casos, apenas um a pessoa sobrevive e quando sofreu o problema Wilson Martins o socorreu.
 
Só de calção
 
Themístocles lembrou que quando sofreu o problema neurológico estava no litoral e Wilson Martins, só de calção, o colocou dentro de um avião juntamente com sua mulher, Ivanaria, e o acompanhou até Teresina.
 
Sem ataques
 
O deputado Themístocles Filho condenou campanhas feitas com ataques a pessoas ao dizer que sempre trabalhou em campanhas mostrando o que tinha feito como parlamentar, não se preocupando em agredir quem quer que seja.
 
José Lira avança
 
As chances de eleição para deputado estadual do vereador Antônio José Lira são comentadas nos quatro cantos da politica do Piauí. Analistas estimam que o irmão de Átila Lira pode ser o segundo, ou até o primeiro, da sua coligação, que tem o partido do deputado Evaldo Gomes encabeçando.
Imagem: GP1José Lira(Imagem:GP1)José Lira

Átila pediu
 
Como esta coluna antecipou, o deputado federal Átila Lira, um dos mais bem colocados na disputa, apareceu no programa de televisão ao lado do irmão vereador e pedindo votos para ele. Foi um pedido meio tímido mas pediu.
 
Vereadora monitora
 
Em Teresina tem uma vereadora que vive monitorando colegas: ela "pega corda" quando, de brincadeira, seus pares dizem que conseguiram emplacar algum serviço prestado na Prefeitura de Teresina. A vereadora está atenta a qualquer conversa.
 
Fome de cargos
 
Mesmo sendo novata, parece ter descoberto o caminho para emplacar algum cargo vantajoso. Foi assim que empregou um filho com salário de R$ 7 mil.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.