A falta de músculos, principalmente nos membros inferiores, tem sido identificada como uma causa significativa de mortalidade em idosos. Estudos mostram que a fraqueza muscular pode contribuir para uma série de condições que aumentam o risco de morte, incluindo quedas, incapacidade de se levantar sozinho após uma queda e dificuldades para realizar atividades diárias básicas.
A perda muscular, conhecida como sarcopenia, é comum com o avançar da idade e está associada a uma redução da qualidade de vida e aumento da mortalidade. A sarcopenia pode levar a uma diminuição da mobilidade, aumentando assim o risco de quedas e fraturas, além de contribuir para a progressão de doenças crônicas.
Segundo resultado de uma revisão de estudos publicados na JAMA, revista da Associação Médica dos Estados Unidos, que acompanhou quase 6 mil idosos; a perda de massa muscular (sarcopenia) está associada com a morte de 30% em idosos.
É crucial que os idosos adotem medidas para manter a saúde muscular, como a prática regular de exercícios de fortalecimento muscular (MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA) e a ingestão adequada de proteínas. Essas medidas não apenas ajudam a prevenir a sarcopenia, mas também promovem a independência e a qualidade de vida na terceira idade.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1