Ter uma boa quantidade de massa muscular traz benefícios que vão além da força física: influencia diretamente o fortalecimento do sistema imunológico. O tecido muscular, quando estimulado por atividades como a musculação, libera substâncias chamadas mioquinas, que têm um efeito anti-inflamatório e ajudam a fortalecer as defesas do organismo. Esses compostos agem no corpo combatendo processos inflamatórios e reduzindo o risco de doenças crônicas e infecciosas.

Além disso, o ganho de massa muscular melhora o metabolismo, contribuindo para a manutenção de níveis hormonais equilibrados, o que também auxilia na resposta imunológica. Pessoas com uma boa massa muscular, geralmente, possuem uma circulação mais eficiente e uma capacidade melhor de resposta a infecções e agressões ao organismo, reduzindo a probabilidade de adoecimento.

Portanto, quanto mais músculos desenvolvidos, mais protegido estará o sistema imunológico, tornando-se uma barreira natural contra doenças e promovendo uma vida mais saudável e com menos riscos de adoecer.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1