Dados oficiais apontam que no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a diabetes, o que representa 6,9% da população nacional. Geralmente, a diabetes é uma doença assintomática, ou seja, você pode estar diabético e nem se dar conta. Apesar disso, convém ficar atento aos quadros de sede ou micção em excesso, fadiga, perda de peso ou visão turva.

A prática regular de exercícios físicos (musculação) tem uma relação direta tanto na prevenção como tratamento da diabete. pois a contração muscular promovida pela musculação durante a seção de treinamento aumenta em até 20 vezes a captação de glicose plasmática para dentro da célula, segundo Lira e Andrade (2016).

Foto: Divulgação/Demóstenes Ribeiro
Musculação ajuda na prevenção a diabete

Segundo outro estudo analisado por Aptekmann (2021), o risco de desenvolver a diabete Melito tipo II diminuiu em 34% com a musculação praticada por mais de 150 minutos por semana.

A diabete pode causar reduções de massa muscular, potência e força, por isso a prática da musculação é altamente indicado para pessoas diagnosticadas com a doença. A prática regular de musculação pode retardar esses malefícios causados pela doença, além de controlar o nível glicêmico.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1