É fato que um estilo de vida ativo diminui o risco de adoecimento por toda e qualquer doença; e com o câncer não é diferente.

Recentes pesquisas demonstram que a prática de exercícios, além de ter um efeito preventivo (evitando a doença) não somente é segura, mas também é possível durante o tratamento do câncer, como também pode melhorar o desempenho físico e a qualidade de vida do paciente.

As pesquisas apontam que a musculação pode reduzir os riscos de câncer. A chave está na diminuição da gordura, que tem papel importante no aparecimento de alguns tumores.

Foto: Divulgação
Professor Demóstenes Ribeiro

Numa pesquisa realizada por médicos australianos, envolvendo 80 mil pessoas, comprovou que aquelas pessoas que faziam musculação costumeiramente, diminuíram em 23% o risco de morte por diversas em causas; e diminuíram 31% o risco de ter câncer.

E o mais interessante é que essa prática da musculação como PREVENÇÃO e TRATAMENTO de doenças como o câncer, não precisa ser uma prática exaustiva ou extenuante, basta que se tenha regularidade nos exercícios com pesos.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1