O Departamento de Repressão às Organizações Criminosas (DRACO) instaurou um inquérito policial, em maio deste ano, para investigar proprietários de uma joalheria localizada no Shopping Rio Poty, em Teresina, por crime de receptação qualificada de joias furtadas por um grupo criminoso com forte atuação no roubo e furto de joias na capital piauiense.

A apuração teve início logo após o arrombamento de uma loja ocorrido no dia 07 de maio no Edifício Dom Avelar, no Centro de Teresina, ocasião em que foi subtraído cerca de meio milhão de reais em joias.

Após levantamentos, os policiais obtiveram informações acerca do caminho que os produtos passaram, por meio de atravessadores. No dia 11 de maio, o DRACO fez uma apuração in loco para constatar a veracidade da informação e se deparou com algumas peças de joias, as quais os proprietários não conseguiram comprovar a origem por meio de nota fiscal, apresentando tão somente um simples recibo.

Em função disso, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a possibilidade de as referidas joias serem produto de furto no Edifício Dom Avelar, tendo em vista que o real proprietário afirmou que o material possuía as mesmas características de seus produtos exclusivos, que haviam sido levados na ação criminosa em 07 de maio no Edifício Dom Avelar.

SEFAZ apreendeu as joias

A Polícia Civil comunicou a incongruências nas informações prestadas pelos proprietários da joalheria e acionaram a fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI), que realizou a apreensão administrativa dos produtos sem comprovação de origem fiscal.

Rapidinhas

Prisão de jogador de Fut7 ampliou leque de investigados na ação criminosa

A prisão do jogador de Fut7, identificado como Francisco de Assis Rodrigues de Sousa, acusado de participação no assalto ocorrido no Edifício Dom Avelar, de onde foram subtraídas as joias avaliadas em cerca de R$ 500 mil, foi importante para que os policiais identificassem mais pessoas envolvidas no esquema, que é bem maior que o esperado pela Polícia Civil.

A investigação conduzida pelo DRACO até então identificou que entre os integrantes do grupo criminoso há um homem com registro de prisão por assalto a banco em outros estados da federação.

Polícia Civil vai pedir conversão da temporária em preventiva

Com a prisão temporária do jogador de Fut7, o DRACO vai pedir a conversão para preventiva em função do vasto material probatório apurado e que será levado ao Judiciário no relatório final do inquérito.

Agiota poderoso toma carro de pseudojornalista

Um poderoso agiota do Piauí, se antecipando ao prejuízo que levaria, resolveu tomar o carro de um pseudojornalista, que chegou a Teresina com o 'pires na mão' e, rapidamente, obteve ascensão que, aos poucos, foi se esvaindo...

Ao perceber que o pseudojornalista vinha adotando as velhas práticas já conhecidas em outras praças, o agiota não contou outra e, claro, para não ficar na mão, tomou o carro do rapaz.

Destino da Federação PSDB e Cidadania

Com a desistência do ex-senador João Vicente Claudino (agora sem partido) da disputa pela Prefeitura de Teresina, criou-se uma expectativa quanto ao real destino da Federação PSDB e Cidadania. Fontes ligadas ao grupo confidenciaram a este Colunista que paira entre os membros do agrupamento a certeza de que o advogado Jorge Lopes (PSDB) não manterá sua pré-candidatura ao Palácio da Cidade.

Aliança ganha força

E esse sentimento existe com base em dois pontos: primeiro, a inexistência de apelo eleitoral de Jorge Lopes diante dos teresinenses e o segundo ponto, e não menos importante, a necessidade de buscar um caminho menos espinhoso para que os pré-candidatos proporcionais do PSDB e Cidadania consigam fazer suas campanhas. E todo esse contexto tem levado a uma conclusão entre os envolvidos: de que o destino mais viável será o de aliança com outra força política.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1