Bolsonaro tem sido aconselhado pela sua equipe a rever os custos com os servidores ou a condicionar o gasto com o programa à aprovação de novas medidas, como criação de um imposto nos moldes
Para abrir espaço no Orçamento de 2021 para o programa, governo tenta aprovar no Congresso a desvinculação do salário mínimo dos benefícios previdenciários, que ficariam sem reajuste por dois
Cidadania inclui proposta de criação de seguro-desemprego privado substituto do Bolsa Família; ministério vai dar um Selo Cidadania para quem aderir, mas não haverá incentivo financeiro.
Sem orçamento, beneficiários devem ser 17 milhões, número inferior aos 21 milhões previstos anteriormente; com recursos escassos, programa deve ficar parecido com o Bolsa Família.
O ministro Paulo Guedes disse ao presidente que para chegar ao benefício médio de R$ 300 é preciso cortar deduções de saúde e educação do Imposto de Renda.
Plano do ministro da Economia é usar o benefício para bancar parte do orçamento do programa assistencial que vai substituir o Bolsa Família, mas ideia ainda está em discussão na pasta.