Um balanço realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que 2 milhões de moradores de São Paulo continuam sem energia no estado, 40h depois que um temporal, que ocorreu na sexta-feira (3), causou o apagão.

A Enel divulgou um boletim às 8h deste domingo (5), que desse total de pessoas afetadas, 1 milhão teve a distribuição normalizada. A previsão é a de que o serviço seja totalmente retomado somente na terça-feira (7), por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas.

A capital de SP foi a área mais atingida, e neste momento, 1,5 milhões de moradores continuam sem luz na cidade.

Segundo a agência, além da Enel, redes da CPFL, Elektro, EDP e ESS também foram afetadas pelo temporal, que teve ventos de rajadas que ultrapassaram 100km/h e quedas de árvores.

A única área onde a energia foi totalmente estabelecida no estado foi onde a Distribuidora EDP atua, ou seja, em 28 municípios nas regiões do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O Governo de São Paulo afirmou que está pressionando as concessionárias a agilizarem o trabalho de retomada dos serviços nessas áreas, especialmente em locais onde estão hospitais e serviços públicos de urgência e emergência.