Um estudo da American Medical Association informou que fazer jogos cognitivamente estimulantes como quebra-cabeças, xadrez e palavras-cruzadas podem diminuir o risco de demência. A pesquisa foi publicada na revista JAMA Network Open.
Segundo os dados, pessoas acima dos 70 anos que praticam algum desses jogos tem 11% menos de chance de desenvolver demência. O estudo analisou cerca de 10.300 pessoas dessa faixa de idade.
Entre as atividades cognitivamente estimulantes apontadas pela pesquisa, estavam escrever a mão, assistir aulas e jogar xadrez ou baralho. "Esses resultados sugerem que o engajamento no letramento de adultos, arte criativa e atividades mentais ativas e passivas podem ajudar a reduzir o risco de demência na terceira idade", afirmou o estudo.
A pesquisa também estimou que cerca de 10 milhões de novos casos de demência são identificados a cada ano. Por isso, os cientistas recomendaram a adoção desses hábitos cognitivamente estimulantes desde a infância, para reduzir os índices da doença.
Ver todos os comentários | 0 |