A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (02) que brasileiros ou estrangeiros não precisam mais apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo de covid-19 para entrar no Brasil. A medida foi comunicada para operadores aeroportuários, postos de fronteira e companhias aéreas.
De acordo com a agência reguladora, a decisão foi tomada por conta do fim da emergência sanitária de importância internacional, anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de maio. O fim da obrigatoriedade de apresentação dos documentos aparece em uma nota técnica, publicada pela Anvisa em 23 de maio.
"Esse cenário possibilitou a determinação de que a Covid-19 é agora um problema de saúde estabelecido e contínuo, não constituindo mais uma ESPII. Desta forma, o Brasil deixa de exigir de viajantes de procedência internacional a comprovação vacinação contra a Covid-19 ou apresentação de resultado negativo de teste, bem como da implementação pelos administradores de terminais de passageiros e operadores de meios de transporte de medidas de prevenção e mitigação da doença", diz o documento.
A Anvisa afirmou que as recomendações de medidas não farmacológicas para prevenção e controle da Covid-19 devem ser mantidas. Segue obrigatória a comunicação à autoridade sanitária em caso de evento de saúde pública a bordo de meios de transportes ou em terminais de passageiros.
*Com informações do repórter Carlos Santos
Ver todos os comentários | 0 |