A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a não aplicação da quarta dose (segunda dose de reforço) contra a covid-19 na população em geral. A atualização das recomendações foi anunciada nesta quinta-feira (18).
Segundo especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE), a imunização com a quarta dose é indicada apenas aos grupos com alto risco de desenvolvimento da forma grave da doença, como pessoas com comorbidades, idosos, gestantes e profissionais de saúde.
Os estudos acerca da imunização estão passando constantemente por revisões de especialistas da OMS. Apesar da não recomendação da quarta dose, o órgão de saúde ressaltou a importância da imunização primária com as duas primeiras doses.
Baixo risco de contaminação
O conselheiro sênior de saúde da OMS, Joachim Hombach, comentou que o risco da população geral desenvolver quadro grave da doença após o primeiro reforço, principalmente com a imunidade hibrida, que é a combinação entre a proteção da vacina e das infecções anteriores.
Ver todos os comentários | 0 |