Um estudo feito pelo Instituto de Virologia de Wuhan identificou um novo tipo de coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong, na China. De acordo com a pesquisa, o vírus pode ter a mesma capacidade de se espalhar em humanos que a Sars-CoV-2, que causou a pandemia do Covid-19 .
Segundo o infectologista Alexandre Naime, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia e chefe do Departamento de Infectologia da Unesp, o novo vírus é apenas “um achado científico de uma vigilância que é feita rotineiramente em morcegos”. Em entrevista à CNN , o médico esclareceu que o novo tipo de coronavírus, chamado de HKU5-CoV-2, foi identificado apenas em morcegos.
“Por exemplo, se ele for identificado em aves de criação, em granjas, em criadouros de porcos, isso fica mais próximo do ser humano. Então essa vigilância é muito importante para estarmos um passo à frente dos vírus, antes de eles se adaptarem aos seres humanos”, explicou. O médico também pontuou que não necessariamente esse vírus pode representar um risco à saúde humana.
“O HKU5-CoV-2 é muito parecido com outro vírus dessa família que causa o resfriado comum, então ele até pode um dia ser transmitido, por exemplo, para aves de consumo e depois seres humanos, mas talvez ele não cause síndrome respiratória aguda grave”, tranquilizou.
Segundo o estudo, o novo coronavírus foi encontrado recentemente, durantes testes em Hong Kong. O HKU5-CoV-2 pertence à família do Merbecovirus e possui um modo de ligação distinto ao do Sars-CoV-2, tendo maior capacidade de adaptação ao corpo humano.
Devido ao fato de que o “risco de ocorrência do HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado”, os cientistas revelaram que há necessidade de uma investigação maior sobre o comportamento do vírus.