Um novo remédio antiviral, o Lenacapavir, mostrou eficácia total na prevenção do HIV com apenas duas aplicações anuais, de acordo com um estudo recente publicado na "New England Journal of Medicine". Este medicamento, já utilizado na Europa e nos Estados Unidos para tratar pessoas infectadas com HIV, agora demonstrou resultados impressionantes ao prevenir a infecção bloqueando a reprodução do vírus.

A pesquisa envolveu mais de 5 mil mulheres e adolescentes em Uganda e na África do Sul. O grupo que recebeu duas injeções anuais de Lenacapavir não registrou nenhuma infecção por HIV, demonstrando uma eficácia de 100%.

Esses resultados superam os dos medicamentos atualmente disponíveis no SUS, que, embora altamente eficazes, dependem de uma adesão rigorosa ao tratamento.

Este avanço é considerado um marco na prevenção do HIV, especialmente porque o Lenacapavir requer apenas duas aplicações por ano, facilitando a adesão ao tratamento. A UNAIDS, programa das Nações Unidas, afirmou que os resultados trazem esperança para o combate à doença, mas destacou a importância de tornar o tratamento acessível a todos que dele necessitam.

Atualmente, o custo anual do tratamento com Lenacapavir é de aproximadamente US$ 40 mil. A UNAIDS pediu que a farmacêutica americana Gilead libere a patente para países mais pobres, o que poderia reduzir significativamente o custo do tratamento, chegando a cerca de US$ 40, segundo pesquisadores.