O Piauí confirmou a oitava morte por dengue nessa sexta-feira (08), um paciente de 24 anos com comorbidades, natural de Baixa Grande do Ribeiro, e que estava internado no Natan Portella. A informação, disponível no painel epidemiológico da dengue, atestou que, no ano de 2024, as mortes causadas pela doença estão concentradas na região Sul do estado.

Nesse caso, os óbitos estão distribuídos em quatro municípios, são eles: Bom Jesus, com cinco óbitos; Baixa Grande do Ribeiro; com um óbito; Manoel Emídio, com um óbito; e João Costa, com um óbito.

Foto: Divulgação/Ascom
Instituto Natan Portella

Conforme índice disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí ( Sesapi ), com a confirmação da oitava morte pela dengue, a letalidade em casos graves da doença pode chegar a 4,28%.

Ainda assim, o estado ainda investiga dois óbitos causados pela doença, um registrado na cidade de Bom Jesus, e outro em Currais.

Aumento de casos

Último levantamento disponibilizado no painel epidemiológico registrou 8.347 casos prováveis de dengue durante as 17 primeiras semanas de 2024. Esse número representa um aumento de mais de 90% em relação ao mesmo período de 2023.

Confira abaixo formas de prevenir a doença

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.