A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) registrou 7.815 casos prováveis de dengue durante as 17 primeiras semanas de 2024, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, a Pasta notificou ocorrências da doença em 172 municípios do estado.
Essa é décima primeira semana seguida em que a Sesapi registra aumento no número de ocorrências da doença. O número de óbitos, entretanto, permanece o mesmo há duas semanas, quando a secretaria registrou o sexto óbito no estado, no município de João Costa.
Os dados constam no boletim epidemiológico de arboviroses, periódico semanal, que considera prováveis todos os casos inconclusivos, ignorados/brancos, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. Desse total, a Sesapi confirmou 4.650 ocorrências.
Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue:
Vasos de planta
- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.
Descarte correto de objetos que acumulam água
- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.
Limpeza de calhas e caixas d'água
- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.
Armazenamento de garrafas
- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.