A Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) registrou nove mortes por dengue em todo o Estado em 2024 , conforme o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (14), considerando a morte do pequeno Rafael Lira Matias, de cinco anos, que morreu em Teresina na semana passada. Além disso, a secretaria apontou o registro de 5.568 casos prováveis da doença (casos confirmados, inconclusivos, ignorados/brancos, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave) durante as 19 primeiras semanas de 2024, um aumento de 95,3% em relação ao mesmo período do ano de 2023.

No boletim dessa terça-feira também foram divulgados os municípios com maior número de casos da doença, considerando a incidência por cem mil habitantes: Antônio Almeida (78) , Bom Jesus (336), São Pedro do Piauí (140), Currais (36), Bonfim do Piauí (39), São João do Piauí (126), Angical do Piauí (25) e Flores do Piauí (15).

Foto: Divulgação
Mosquito da dengue

Em nota, a SESAPI informou que realiza as seguintes ações como forma de controle da doença em todo o estado do Piauí, principalmente nos municípios mais afetados.

1 – Aplicação de UBV pesado (Fumacê), em municípios com surto de dengue;

2 – Tratamento focal em todas as sedes dos 224 municípios;

3 – Levantamento de Índice mais Tratamento focal realizada em localidades da zona rural dos municípios;

4 – Ações de Mobilização Social realizadas de forma intersetorial pelos municípios;

5 – Bloqueio de casos suspeitos notificados e

6 – Pesquisa entomológica LIRAa / LIA.