O governador Rafael Fonteles , sancionou a lei de Política Estadual de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de órgãos e Tecidos, de autoria do deputado estadual Rubens Vieira (PT), que objetiva informar e conscientizar a população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, contribuindo para a formação de consciência doadora na sociedade piauiense.
“A lei poderá contribuir para o aumento no número de doadores e para o aumento da efetividade das doações em todo o Estado, promovendo discussões, esclarecimentos científicos e a desmistificação do tema, atuando para que os órgãos responsáveis pelos transplantes no Estado atendam tempestivamente às necessidades de saúde da população e promovendo assim a formação continuada de gestores e de profissionais de saúde e da educação com relação ao tema”, explicou o autor da Lei, Rubens Vieira.
Através desta lei, campanhas de divulgação e conscientização poderão ser realizadas para haver o desenvolvimento de atividades nos estabelecimentos de todos os níveis de ensino voltadas para a disseminação de conteúdos que promovam a conscientização dos estudantes, evidenciando os fundamentos científicos, culturais, econômicos, políticos e sociais subjacentes ao tema.
O texto também prevê que os cursos na área da saúde tratem na sua grade curricular sobre o tema de doação de órgãos e tecidos. “Fico muito feliz com mais uma Lei sendo sancionada e esta especificamente, traz esperança para muitos, já que com a conscientização, pode-se aumentar a quantidade de doadores em todo o Estado”, finalizou o parlamentar.